Projetos

2013-Atual

Oficina Antivigilância (Antivigilancia.org)

juana3antig5

 

Em parceria com Instituto de Tecnologia e Sociedade – ITS, Brasil

 

2014 – Atual

varonferraz.com:consumersConsumers Privacy in Emerging Economies

Em parceria com Consumers International- CI, UK

 

2013 – Atual

Protecting Freedom of Expression through Internet Governance: Engaging the Swing States – Brazilian fieldwork

http://www.gp-digital.org/wp-content/uploads/pubs/Netmundial%20-%20Reflections%20from%20Brazil%20India%20and%20Kenya.pdf

 

Descrição: To strengthen and defend freedom of expression online by enabling civil society in swing states (Brazil, India, Kenya) to influence national and international debates on how the internet is governed.Joana is the researcher in charge of the Brazilian component of the project. The project as a whole also has researchers in the UK, Kenya and India.


2014

Protestos.org

protestos.org

Em parceiria com Artigo 19

 Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa e Advocacy

 

 

2013 – 2014

Observatório Brasileiro de Políticas Digitais

varonferraz:observatoriodainternet

 Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Joana Varon Ferraz – Integrante / Carlos Affonso Pereira de Souza – Integrante / Bruno Magrani – Coordenador / Marilia Maciel – Integrante / Marília Monteiro – Integrante / Danilo Doneda – Integrante.

 

2012 – 2012

Uso de TICs para empoderamento nas favelas do Rio de Janeiro

varonferraz.com:oqueprecisamelhorarnacidadededeus 

Descrição: Entitulado “Melhora Comunidade”, trata-se de um projeto piloto que visou fomentar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar as possibilidades de cidadãos monitorarem a implementação de políticas públicas em tempo real. O objetivo principal foi desenvolver uma plataforma de survey online para aferir o impacto da implementação da UPP e UPP social em determinada comunidade, bem como captar demandas de políticas públicas e perfil do consumo de mídia na base da pirâmide. Elegeu-se a Cidade de Deus para a realização do campo, o projeto está em sua fase final, de avaliação dos resultados e como produto, além da plataforma, que será disponível em código aberto e poderá ser desenvolvida e modificada para outros tipos de pesquisa, teremos um relatório metodológico, relatando todo o processo de implementação e mobilização, e um mini-documentário sobre todo o processo da pesquisa, produzido pelos articuladores locais..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .

Integrantes: Joana Varon Ferraz – Coordenador / Ronaldo Lemos – Integrante / Jhéssica Reia – Integrante / Pedro Belquior – Integrante.

Financiador(es): Banco Mundial – Auxílio financeiro.

2011 – 2013

Cultura Livre – IV

 

Descrição: O projeto visa monitorar as política públicas e propostas de regulação para a Internet no Brasil e avaliar o impacto das mesmas na inclusão social. No âmbito internacional, o projeto também acompanha os debates sobre modelos de governança da rede, principalmente participando de reuniões dos principais fóruns da ONU que tratam desses temas: Fórum de Governança da Internet (IGF), União Internacional das Telecomunicações (UIT) e Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMI).

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) .

Integrantes: Joana Varon Ferraz – Coordenador / Ronaldo Lemos – Integrante / Carlos Affonso Pereira de Souza – Integrante / Jhéssica Reia – Integrante / Pedro Belquior – Integrante.

Financiador(es): Fundação Ford – Outra.

 

2012 – 2013

freenet? film

frenetepost

Descrição: É um documentário colaborativo sobre o futuro da liberdade na Internet. Quem governa a rede? Com quais interesses e com quais consequências? Será que somos mesmo livres para acessar conteúdo? Ou ter privacidade? Quais direitos humanos são desrespeitados quando a estrutura democrática da internet é ameaçada? Quem garante o direito de todos os cidadãos a uma conexão rápida e de baixo custo? São algumas questões que o documentário pretende abordar. O objetivo é mobilizar os internautas de forma participativa e envolvente, através da produção e intercâmbio de conteúdo visual em uma plataforma online (www.freenetfilm.org), visando sensibilizar e trazer informações para aqueles que mais sofrem as consequências das últimas mudanças nas políticas de internet: os usuários. Com base no intercâmbio de conteúdo dessa plataforma, será feito o roteiro do documentário, inclusive, integrando parte do conteúdo compartilhado, de forma que, aqueles que colaboraram podem fazer parte do corte final do filme. Esse projeto é desenvolvido em parceria com o Instituto de Defesa do Consumidor – IDEC, o Nupef, o Intervozes, com financiamento da Fundação Ford e do Just Films..

Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Joana Varon Ferraz – Coordenador / João Brant – Integrante / Giulliana Bianconi – Integrante / Naor Elimelech – Integrante.

Financiador(es): Fundação Ford – Cooperação.

 

2011 – 2013

Mapping Digital Media – Brazilian fieldwork

varonferraz.com:mundialdigitalmedia 

Descrição: Pesquisa internacional sobre o impacto da digitalização sobre o jornalismo e a democracia..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Joana Varon Ferraz – Integrante / Jhéssica Reia – Integrante / Pedro Mizukami – Coordenador.

2010 – 2012

Access to Knowledge Brasil

 ak2

Descrição: O A2K Brasil é um projeto que busca incentivar uma discussão democrática sobre propriedade intelectual, com destaque a acesso a conhecimento (A2K ou access to knowledge) e limitações e exceções aos direitos autorais, de modo a trazer um equilíbrio entre a proteção a direitos autorais e o acesso a conhecimento. O projeto visa a proteger as liberdades civis e conscientizar a população sobre seus direitos, através do equilíbrio entre o interesse privado e o interesse público. O projeto A2K tem como um de seus objetivos auxiliar na elaboração de uma proposta para alteração da lei de direitos autorais a fim de implementar certas flexibilidades autorizadas por tratados e convenções internacionais. O objetivo é promover maior acesso a conhecimento, incluindo, mas não limitado a, material educacional, científico e de pesquisa. Ponto focal do projeto, onde todos os documentos e informações estão disponíveis são www.direitodeacesso.org.br e www.a2kbrasil.org.br..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .

Integrantes: Joana Varon Ferraz – Coordenador / Ronaldo Lemos – Integrante / Carlos Affonso Pereira de Souza – Integrante / Koichi Kameda – Integrante.

Financiador(es): Open Society Foundations – Outra.

2008 – 2011

Tecnologia, Democracia e Desigualdade Social

cópia de varonferraz.com:assembleialegislativariodejaneirovaronferraz.com:1assembleialegislativariodejaneiro 

Descrição: O projeto Tecnologia, Democracia e Desigualdade Social: Melhores Práticas e Políticas Públicas tem como objetivo geral uma análise objetiva e independente das políticas públicas relativas ao emprego da tecnologia como forma de promoção da inclusão social, tendo como objeto de estudo quatro Pontos de Cultura: (i) Eletrocooperativa Salvador, BA; (ii) Núcleo de Memória e Produção de Cultura Popular Coco de Umbigada Olinda, PE; (iii) Projeto Casulo – São Paulo, SP e (iv) Nós no Morro Rio de Janeiro, RJ. O resultado final foi a produção de um relatório detalhado sobre as diferentes práticas e impactos desses Pontos de Cultura nas comunidades locais, no que diz respeito a sua efetividade na promoção da cidadania, inclusão social e cultural eredução da desigualdade. Além de apontar para a necessidade de se considerar as iniciativas orgânicas, que emanam da própria comunidade, nas políticas de inclusão digital, de modo a instigar parcerias entre as iniciativas públicas e privadas..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Joana Varon Ferraz – Integrante / Ronaldo Lemos – Coordenador / Antonio Cabral – Integrante / Eduardo Magrani – Integrante / Luiz Fernando Marrey Moncau – Integrante / Carlos Affonso Pereira de Souza – Integrante.

Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos – Auxílio financeiro.

2008 – 2009

Atlas Geoeconômico e Mutações Territoriais na cidade de São Paulo – Consultoria para Secretaria de Planejamento do Município de SP

metamorfosespaulistanas 

Descrição: O objetivo geral deste projeto é fazer uma análise do município de São Paulo que contemple de forma coordenada as transformações econômicas, o ordenamento do uso do solo e as intervenções públicas territoriais. Este trabalho está assentado em três idéias gerais. A primeira delas diz respeito ao desafio de se fazer uma análise do município de SP em um contexto de crescimento econômico. Transformações na estrutura produtiva, no mercado de trabalho, no território e nos instrumentos urbanísticos são algumas questões que precisam de novas lentes para a produção de análises que subsidiem o planejamento da cidade. A segunda dimensão transversal do projeto é o seu caráter prospectivo. Ao considerar o futuro da cidade, a análise deve ir além do puro diagnóstico da situação atual de SP. Já a terceira idéia força está relacionada à da competitividade da cidade de SP. Isto significa considerar na análise aspectos como conhecimento, tecnologia, inovação, qualidade da força de trabalho e produção de alto valor agregado..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (2) .

Integrantes: Joana Varon Ferraz – Coordenador / Alexandre Abdal – Integrante / Maria Carolina Oliveira – Integrante / Carlos Affonso Pereira de Souza – Integrante / Álvaro Comin – Integrante / Vagner Bessa – Integrante / Bruno Komatsu – Integrante.

Financiador(es): Prefeitura Municipal de São Paulo – Remuneração.

2008 – 2008

Avaliação de Pesquisas do SEBRAE sobre MPE

 

Descrição: Avalilação de Seis Pesquisas encomendadas pelo SEBRAE sobre perfil, estrutura, desempenho das MPE no Brasil..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Joana Varon Ferraz – Integrante / Glauco Arbix – Coordenador / mario salerno – Integrante / Alexandre Abdal – Integrante / Maria Carolina Oliveira – Integrante / Laura Parente – Integrante / Demétrio Toledo – Integrante.

Financiador(es): Sebrae – Auxílio financeiro.

2007 – 2007

Estratégias da inovação em Sete Países: EUA, Canadá, Reino Unido, França, Irlanda, Finlândia e Japão

varonferraz.com.br:setepaises

 

Descrição: Projeto demandado pelo governo brasileiro para elaboração de painel comparativo de políticas, programas e instituições de apoio à inovação em sete países. A pesquisa MOBIT Mobilização Brasileira para a Inovação surgiu da necessidade de se conhecer as estratégias de mobilização pela inovação no mundo e no Brasil. Foi realizada pelo Observatório da Inovação em parceria com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e com o CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). O estudo comparou as experiências de EUA, Reino Unido, França, Japão, Canadá, Irlanda e Finlândia como referência à sociedade brasileira, com o objetivo de propor soluções para as iniciativas no Brasil, já que, no mundo, a importância da inovação e seu reflexo na competitividade do processo produtivo é consenso nos países emergentes e desenvolvidos, sociedade civil e Estado. Aprender com as experiências em novas tecnologias, modelos de negócios, produtos e processos é fundamental para inserir o Brasil em uma economia baseada na inovação..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (8) .

Integrantes: Joana Varon Ferraz – Integrante / Glauco Arbix – Coordenador / mario salerno – Integrante / Zil Miranda – Integrante / Alexandre Abdal – Integrante / Maria Carolina Oliveira – Integrante / Laura Parente – Integrante / Demétrio Toledo – Integrante / Paulo Mattos – Integrante / Charles Kitschbaum – Integrante.

Financiador(es): Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – Auxílio financeiro.

 

 

 

Post a comment

You may use the following HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>